Apple apresenta OS X Lion, iOS 5 e iCloud

A Apple apresentou hoje na WWDC 2011 três grandes novidades que brevemente chegarão aos utilizadores finais: as próximas versões dos seus sistemas operativos, o Mac OS X Lion, o iOS 5 e um novo serviço de armazenamento online, o iCloud.

Começando pelo seu principal sistema operativo, o novo Mac OS X v10.7 “Lion” ficará disponível em Julho e como novidade será vendido somente a partir da Mac App Store custando cerca de $30.

Segundo a Apple são mais de 250 as novidades incluídas, como os gestos multi-touch no trackpad que facilitam a gestão das aplicações, a opção de utilizar as janelas sempre em full-screen, o Mission Control para organizar as aplicações a correr, o Launchpad que mostra todas as aplicações instaladas entre outras.

No segmento móvel o iOS 5 traz também muitas novidades, destaque para o novo centro de notificações (ao estilo Android!), o iMessage para comunicações ilimitadas entre dispositivos com a v5 do iOS, uma melhor integração do Twitter com o sistema e a “independência” face ao computador passando a ser possível activar e actualizar o equipamento sem recorrer a um computador.

Por fim o novo serviço iCloud que armazena online música, fotos, aplicações, documentos e outros dados que ficam disponíveis em todos os equipamentos, com sincronização entre eles facilitando e mantendo organizados todos os dados do utilizador.

O serviço oferece 5GB gratuitos em que as músicas, fotos, aplicações e livros não são contabilizados neste espaço, ficando assim livre para os restantes dados como e-mails e documentos, o iTunes também tira partido deste novo serviço ficando as músicas compradas disponíveis em todos os equipamentos ligados.


Leave a Reply