Fedora 17 “Beefy Miracle”

Depois de alguns atrasos chega hoje o Fedora 17 “Beefy Miracle”, a distribuição Linux apoiada pela Red Hat que se destaca por ser uma distribuição baseda apenas em software gratuito e open source.

Esta nova versão traz incluído uma versão do GNOME Shell que pode ser utilizada mesmo em sistemas que não suportem aceleração por hardware, as típicas directorias do sistema /bin, /sbin, /lib e /lib64 deixam de existir e passam a estar incluídas na /usr.

Uma nova sandbox permite correr aplicações de forma isolada utilizando o KVM ou o LXC, o GNOME 3.4 introduz também novas opções de pesquisa e melhorias em aplicações como o Documents e Contacts, o Boxes permite um fácil acesso às máquinas virtuais e a última versão do GIMP (2.8) está também incluída.

Destaque principalmente para programadores a inclusão do Java 7 (OpenJDK7), o Eclipse Juno, GCC 4.7.x, Ruby 1.9.3 e o PHP 5.4.

O upgrade ou o download são altamente recomendados, para download estão disponíveis vários gestores de ambiente de trabalho: GNOME, KDE, LXDE e Xfce aqui, outra opção pode ser utilizar o BitTorrent.


Leave a Reply