Canonical lança Ubuntu 12.10

Seguindo o habitual calendário de 2 versões/ano, a Canonical apresentou o novo Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal”, ao qual se juntam outras distribuições baseadas como o Kubuntu, Xubuntu, Ubuntu Studio entre outras.

Uma das novidades mais visível para o utilizador comum é a melhoria do Unity, que passa a contar com previews de aplicações, vídeos, música, documentos e outros ficheiros (através do botão direito do rato).

A vertente social ganha também maior visibilidade através do Gwibber, integrado directamente no Dash facilitando o acesso às redes sociais, o acesso a fotos quer localmente quer no Facebook, Picasa e Flickr fica também disponível, finalmente aquando do acesso a resultados de procura serão exibidos links em lojas online, opção que pode ser desactivada em “System Settings”.

Outra das novidades são as webapps, que permite a alguns sites interagirem directamente com o Ubuntu com o Gmail, o Last.fm ou o Facebook, os anteriores menus “User Menu” e “System Menu” foram unificados no novo “Session Menu“.

Para descobrir todas novidades o melhor mesmo é experimentar o Ubuntu 12.10, o download (altamente aconselhado! :) ) pode ser feito em http://www.ubuntu.com/, e as sempre utéis release notes por aqui.

Leave a Reply