A Intel continua empenhada em apostar forte na sua interface Thunderbold que garante uma elevada performance mas com a sua ligação proprietária o que estará prestes a mudar e a tornar-se compatível com a interface reversível do USB-C com a nova versão Thunderbold 3.
Os equipamentos com ligação USB-C já começaram a chegar ao mercado e prevê-se que a sua adopção seja crescente quer em computadores quer em equipamentos móveis como tablets e smartphones, assim ao adoptar a mesma interface que a mais recente versão do USB o Thunderbold ganha relevância nas ligações wired entre equipamentos.
O Thunderbolt 3 irá permitir por exemplo ligar dois ecrãs com resolução 4K, carregar equipamentos mais rapidamente (máximo de 100W) e permitir velocidades de transferência até 40 Gb/s (10 Gb/s na 1a versão e 20 Gb/s na 2a).
Tanto o USB-C (versão 3.1 ate 10 Gb/s) como esta nova versão do Thunderbolt deverão chegar em força ao mercado até ao final deste ano o que garantirá uma maior performance e alguma uniformização nas interfaces e que beneficiará os utilizadores.