Google e Samsung apresentaram hoje o Ice Cream Sandwich, depois do adiamento da apresentação inicial chega agora a versão 4.0 deste sistema operativo, a par do lançamento do Galaxy Nexus, que como habitual é o primeiro equipamento com a nova versão.
O Ice Cream Sandwich apresenta uma interface unificada para telefones e tablets ao contrário das versões anteriores Gingerbread (v2.3.x) para telefones e Honeycomb (v3.x) para tablets, as acções mais comuns são mais visíveis e a navegação simplificada, o tipo de letra foi alterado para facilitar a leitura e está optimizado para ecrãs de alta resolução.
Os habituais botões físicos ou touch (Back, Home, …) deixam de existir e passam a ser incorporados na interface consoante a utilização do ecrã, com um novo botão que permite aceder directamente às aplicações mais recentes através de thumbnails, as notificações foram também optimizadas tornando a sua visualização mais simples e directa.
Na gestão das aplicações destaque para a organização por directorias e a barra de favoritos personalizável visível em todos os ecrãs, os widgets passam a poder ser redimensionáveis e o ecrã de bloqueio ganha novas opções como o acesso directo à câmera.
As opções de input através do teclado e voz foram melhoradas para uma maior rapidez e tolerância a erros, passa também a estar disponível (built-in) o controlo de dados com indicação detalhada do volume de dados das aplicações.
Destaque ainda para o Android Beam, aplicação que permite uma partilha fácil de dados atavés do NFC, tecnologia utilizada também no Google Wallet, o Face Unlock que desbloqueia o equipamento com base na imagem do proprietário, entre outras várias melhorias nas aplicações, todas as novidade aqui.
E para tirar partido destas novas capacidades e com o selo “by Google” a Samsung lança o Galaxy Nexus, o novo topo de gama que serve como rampa de lançamento da v4.0.
Links: Android, Galaxy Nexus