Google I/O 2012

Começou hoje e prolonga-se durante três dias (em vez dos habituais 2) a conferência anual dedicada a programadores do Google, a Google I/O 2012.

Como habitual neste evento são apresentadas muitas novidades, novos produtos e ideias em que o Google se encontra a trabalhar.

A abrir o evento e como tudo apontava foi apresentada a próxima versão do Android, a 4.1 “Jelly Bean”, com destaque para o aumento da velocidade e uma transição mais suave na navegação pelo sistema, as notificações foram também melhoradas tal como a Câmera, o teclado padrão e o Android Beam que facilita a partilha através do NFC.

A pesquisa de conteúdos foi igualmente melhorada (ou não fosse o principal produto do Google) de forma a facilitar o utilizador e a mostar resultados mais ricos e eficientes através do Google Now, com suporte de voz e que eleva a forma como o utilizador interage com o equipamento e os resultados obtidos.

A loja online Google Play ganha mais conteúdos e algumas novidades, é possível agora comprar filmes (além do aluger) e ficam disponíveis conteúdos da TV e de revistas, mas apenas em alguns mercados, Portugal não incluído por enquanto.

No hardware a primeira novidade e como os rumores apontavam o Google em parceria com a Asus apresentou o primeiro tablet by Google - o Nexus 7, como de esperar já com o Android 4.1 Jelly Bean, um ecrã HD de 7″ (1280×800 pixels) e suportado por um CPU quad-core Tegra 3 e 1GB de RAM, com duas opções de capacidade, 8 e 16 GB com um custo respectivo de $199 e $249, todos os detalhes aqui.

Com alguma surpresa o Google apresentou também um novo equipamento, o Nexus Q, um media player com um design simples e inovador em forma de esfera baseado em Android para aceder aos conteúdos do Google Play e YouTube com um preço de $299.

A rede social Google+ continua a receber melhorias e novidades como o Google+ Events que vem facilitar muito a marcação de eventos (interagindo com o Calendar) e partilha de fotos e vídeo durante os mesmos.

Para terminar em grande foram apresentados mais detalhes do Project Glass com uma demonstração radical do produto que aparenta ter bastante potencial num futuro breve.

Links: Android, Android 4.1 Jelly BeamNexus Devices


Leave a Reply