Ubuntu chega aos smartphones em 2014

UbuntuO Ubuntu, uma das mais bem sucedidas distribuições de Linux da actulidade acaba de alargar os seus horizontes e prepara-se para chegar aos smartphones em breve.

A Canonical já tinha mostrado interesse e começado a trabalhar para levar o Ubuntu até outros dispositos além do computador, nomeadamente smartphones Android e televisões, permitindo assim ter um único sistema operativo em vários equipamentos.

A chegada do Ubuntu ao mercado dos smartphones além de mais opções no que refere aos SO’s disponíveis trará também maior facilidade para os utilizadores de Ubuntu, que podem aceder de forma idêntica com base no Unity ao sistema em várias plataformas.

Na parte mais técnica este novo sistema suportará processadores ARM e x86, terá por base o kernel do Android mas sem a máquina virtual do Java, mais detalhes serão conhecidos na CES 2013 (de 8 a 11 de Janeiro).

Um dos pontos importantes são as apps disponíveis, tal como noutros sistemas será possível correr web apps recorrendo ao HTML5 e apps nativas, além disso as aplicações desenvolvidas serão compatíveis entre os vários equipamentos com Ubuntu que ficarão disponíveis através do Ubuntu Software Center.

Segundo a empresa os primeiros smartphones de origem com Ubuntu chegarão no final de 2013, por enquanto é possível ver em ubuntu.com/devices/phone o que esperar deste sistema para dispositivos móveis, e para os programadores que quiserem começar já a desenvolver apps a página developer.ubuntu.com/phone é o começo.

Fonte: It’s official: Ubuntu now fits phones

Leave a Reply